A lipoenxertia é um procedimento no qual usamos enxerto de gordura retirado através de lipoaspiração para ser colocado em outro ponto a fim de remodelar o contorno do corpo.
A lipoenxertia
Ela geralmente é indicada para pacientes que queiram mudar os seus contornos corporais, caso de quem gostaria de aumentar os glúteos, por exemplo.
A gordura que será remanejada é tirada de alguma parte do corpo do próprio paciente através de uma lipoaspiração. Dessa forma, tratamos e purificamos essa gordura, processo no qual o cirurgião plástico retira o soro e resíduos de células do sangue. Após tratar a gordura, o médico irá aplicá-la no local desejado.
É importante falar que esse procedimento é feito em um hospital ou clínica equipada e geralmente necessita de anestesia peridural ou geral.
E uma pergunta que eu recebo bastante quando falo em lipoenxertia é sobre a absorção dessa gordura. Geralmente nós usamos técnicas que dificultam essa absorção. Dessa forma, nos primeiros 3 meses é comum que uma parte, próximo a 30%, dessa gordura seja absorvida, mas após esse período não.
Em quais partes do corpo é possível usar o enxerto?
O mais comum é o uso dessa gordura em locais como o bumbum, seios e até mesmo em algumas partes do rosto. Porém, é possível usar em qualquer lugar, desde que haja um planejamento correto, como aumento de músculo peitoral, ombros, abdômen e coxas.
Lipoenxertia ou lipoescultura?
Na verdade, a lipoenxertia é um procedimento só, enquanto a lipoescultura é a associação de dois procedimentos: a lipoaspiração junto com a lipoenxertia.
O mundo da cirurgia plástica está em constante atualização através dos avanços da medicina. Dessa forma, conhecer as técnicas e entender os riscos e benefícios é muito importante para quem busca por esses tratamentos. E se você quer conhecer as novidades através de fontes seguras, te convido a se inscrever no meu canal no Youtube! Lá eu compartilho vídeos toda a semana sobre saúde, estética e bem estar.