A cinta modeladora já um aliado clássico durante o pós-operatório. Porém, existem diversas opções que servem propósitos diferentes.
Ainda, muitas pessoas que não entendem sua utilidade podem negligenciar o uso e pôr em risco os seus resultados. Por isso, antes de mais nada, gostaria de salientar que usar a cinta é uma questão de saúde.
Por exemplo, um dos objetivos desse acessório é garantir a sustentação e proteção dos tecidos operados! E isso diminui as chances do desenvolvimento de coágulos ou outras intercorrências de pós-operatório.
Para que serve a cinta modeladora?
Os tecidos de compressão usados em cintas e sutiãs pós-operatórios funcionam como escudos de proteção para a área operada. Ainda, como uma forma de minimizar os efeitos colaterais e melhorar os resultados.
Por exemplo, um efeito comum após uma cirurgia plástica é o inchaço. Isso acontece como uma resposta natural do organismo. Porém, quando não controlado, ele pode aumentar o desconforto do paciente.
Nesse sentido, podemos elencar como os principais objetivos da cinta modeladora:
- Controlar o inchaço
- Evitar o aparecimento de fibroses e seromas
- Controlar o aparecimento de edemas
- Diminuir os hematomas
Mas além disso, a cinta modeladora – ou outros acessórios de compressão -, oferecem mais segurança durante o pós-operatório. Isso porque os tecidos operados ficam bastante frágeis e precisam de um auxílio para se manter no lugar. Ainda, os tecidos de compressão funcionam como uma barreira protetora contra o ambiente.
Você pode gostar também::: Os principais cuidados no pós-operatório da cirurgia plástica
Por exemplo, eles evitam que agentes externos entrem em contato com o tecido recém operado, além de diminuir possíveis impactos na região.
Qual cinta modeladora escolher?
Essa decisão é geralmente tomada pelo seu cirurgião e para isso ele levará em conta a região operada. Isso irá refletir no nível de compressão e o tipo de peça que você irá precisar.
Por exemplo, para uma abdominoplastia, a cinta escolhida deverá envolver a região do abdômen. E na maioria dos casos ela também conta com placas pós-cirúrgicas. Elas irão garantir que o material não se dobre, causando garroteamento no abdômen e marcas permanentes.
E dentre os diversos modelos disponíveis no mercado, posso destacar aqui:
- Sutiãs de compressão pós-operatórios
- Cinta de compressão para glúteos
- Braçadeira modeladora para cirurgias nos braços
Por quanto tempo preciso usá-la?
Dependendo de como for o seu processo de cicatrização e recuperação, você pode precisar da cinta por até 60 dias após sua cirurgia.
Mas além da cinta modeladora, técnicas como o tapping também podem ser aliados imprescindíveis para sua recuperação. Inclusive, esta é uma estratégia que eu e minha equipe adotamos na nossa prática clínica.
Se você gostou deste artigo e está se preparando para realizar o seu sonho de uma cirurgia plástica, me siga também nas redes sociais! Lá eu compartilho diariamente conteúdos sobre pós-operatório, preparação e tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Você pode me encontrar no Instagram e no Facebook.
