Como manter o peso ideal após a lipoaspiração?

como manter o peso apos a lipoaspiracao

Como não engordar após a lipoaspiração? Este é um medo bastante comum por quem passa por este tipo de procedimento estético, e não querem voltar a ver a gordura localizada que foi eliminada.

Antes de tudo, é preciso deixar claro que a lipoaspiração é um dos tratamentos médicos mais populares da cirurgia estética. Ele, consiste em sugar a gordura subcutânea do paciente, extraindo o excesso acumulado em diferentes áreas do corpo através de uma cânula conectada a uma bomba de vácuo, tendo um efeito imediato de redução volume.

No entanto, caso não ocorra os cuidados necessários, é possível que o paciente volte a acumular gordura, mesmo após a lipoaspiração. E para explicar como isso pode acontecer, e também o que fazer para se evitar, compartilho o artigo abaixo!

A gordura removida na lipoaspiração é para sempre?

Durante a lipoaspiração, as células de gordura removidas desapareceram para sempre, mas seu corpo ainda tem células de gordura em outras áreas. 

Se você não se comprometer com uma dieta saudável e exercícios, essas células adiposas assumirão o controle e voltarão a se acumular e crescer.

Se você ganhar peso suficiente (cerca de 10% da sua massa atual), seu corpo pode criar novas células de gordura em áreas previamente tratadas com lipoaspiração. Isso efetivamente desfará todo o trabalho árduo do seu cirurgião.

Aliás, um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism supõe que a lipoaspiração pode causar ganho de gordura visceral à medida que o corpo procura compensar a perda repentina de células de gordura. 

A gordura visceral é a gordura ao redor dos órgãos vitais. Sua presença é importante, mas um aumento repentino da gordura visceral pode aumentar o risco de certas doenças cardíacas e diabetes.

A gordura visceral também contribui para o ganho de peso, sugerindo que a lipoaspiração pode realmente causar algum ganho de peso (mesmo que não seja imediatamente aparente). Felizmente, o mesmo estudo mostra que o exercício adequado neutralizará esse efeito.

Como manter os resultados

A maioria das pessoas que se submetem a esta intervenção consegue sentir-se e ter uma boa aparência. 

No entanto, é importante não voltar a hábitos prejudiciais que podem estragar o resultado a longo prazo.

Mas para manter os resultados de uma lipoaspiração é fundamental levar em consideração dois aspectos no nosso dia a dia:

Atividades físicas

Uma vez passado o período pós-operatório, é importante começar a se exercitar regularmente.

A rotina ideal para manter nosso peso, ao contrário do que podemos pensar, não é fazer longas horas de exercícios aeróbicos, mas sim manter os músculos fortes. 

Para isso, 30 minutos são suficientes diários de uma atividade de maior impacto, além de ao menos uma vez por semana fazer exercícios com pesos para fortalecimento muscular.

Com este tipo de exercício reduziremos acima de tudo o volume e transformaremos nossos músculos em fogões capazes de queimar gordura e evitar que ela se acumule.

Alimentação saudável

Todos sabemos que uma alimentação saudável é essencial para manter o nosso corpo em boas condições. O mesmo vale para quem quer manter o peso ideal após a lipoaspiração. 

Por isso, procure incorporar mais frutas, legumes e proteínas em nos hábitos alimentares e reduza gradualmente os açúcares, carboidratos e gorduras. Também evite alimentos processados.

Leia também::: Como fica a cicatriz da abdominoplastia?

Fique longe do sedentarismo

O corpo humano é um organismo complexo e é possível que os efeitos da lipoaspiração nas condições metabólicas possam ser suprimidos ou potencializados por uma variedade de fatores, como dieta e exercícios pós-cirúrgicos ou inflamação.

No entanto, uma coisa é certa. A lipoaspiração eleva o seu ânimo e torna o exercício mais acessível. Se a lipoaspiração ajuda você a iniciar hábitos mais saudáveis, é seguro dizer que ela teve um efeito positivo em sua saúde geral.

Por fim, espero que tenha compreendido como manter o peso ideal, mesmo após a lipoaspiração. E para saber a diferença entre lipoaspiração e abdominoplastia, confira o vídeo que gravei para meu canal do Youtube dando o play abaixo!

A melhor transformação da sua vida começa aqui!
Entre em contato e agende sua consulta.